top of page

Alimentos proibidos para cães e gatos. A ceia pode ser um perigo

  • 4 de dez. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 9 de jan. de 2025

As festas de fim de ano já começaram a contagiar o ar e com esse clima festivo vem também algo que todos amam: os pratos típicos de fim de ano!


E juntamente com o amor aos pratos típicos vem também uma grande polêmica: Colocar ou não colocar uva passas?


Bom, cada um vai responder de acordo com sua preferência, mas de uma coisa é certa: JAMAIS dar uva passa aos pets!


ilustração de uvas passa

Uva passa e uvas em geral causam danos renais irreversíveis aos nossos animais de estimação - até mesmo falência renal em alguns cães - e não são apenas as uvas os vilões da alimentação pet, vem com a gente aprender sobre alimentos comuns na nossa dieta que podem fazer muito mal aos nossos companheiros de quatro patas.


Homem oferecendo pedaço de comida ao cachorro

Dividir nossos pratos com nossos pets, um perigo irreversível


Em nossa sociedade, principalmente entre as gerações mais antigas, já foi muito comum preparar o almoço e deixar os restos de comida para os cães. Entretanto essa prática não é recomendada mesmo que "o totó do zézinho tenha comido e não aconteceu nada" e isso se deve à toxicidade de certos alimentos além de outros riscos, como em ossos defumados.


ilustração de alho

A começar pelos nossos temperos, alho e sal em excesso pode fazer mal aos cães e por mais que você pense "Ah eu uso pouco tempero na minha comida", pense que um adulto pode pesar dentre 70kg e 100kg, já um animal de estimação varia de 2kg a no máximo 50kg, sendo que os de porte pequeno são os mais comuns na maioria das casas. Então o que é pouco para uma pessoa adulta, certamente não está na proporção de um animal de até 10kg.


ilustração de cebola

Além disso, cebola e cebolinha podem romper as células sanguíneas do seu pet, causando uma anemia hemolítica. Ou seja, só nos temperos você pode prejudicar os rins e ainda causar uma anemia.


ilustração de osso quebrado e trincado

E não vamos parar por aí, outro ingrediente muito comum presente nos pratos festivos são: ossos! "Ah mas na natureza eles não comeriam ossos?!" Certamente comeriam, mas atenção ao detalhe super importante, na natureza eles comeriam ossos crus! Os ossos cozidos ou defumados se tornam mais quebradiços e pontiagudos, aumentando consideravelmente o risco de perfuração intestinal.


ilustração de noz moscada

"Então nada de tempero, uvas e ossos cozidos, então é isso?" Não! Se na sua família tem aquele tio que adora nozes e fica beliscando antes da ceia, tome muito cuidado! Noz moscada pode causar intoxicação e danos neurológicos. Já a Macadâmia pode causar paralisia muscular. Sendo assim, podemos aproveitar o fim de ano, mas temos que nos atentar para não dar ou deixar ao alcance de nossos pets alimentos tóxicos para eles.


ilustração de uma mão com ordem de parada, e simbolo de proibição

Mais alimentos proibidos na dieta pet


Além desses alimentos citados acima, temos também outros ingredientes que podem fazer mal ao seu pet, então melhor ficar atento!


  • PASSAS (de novo para não esquecer): Causa problemas renais - até mesmo falência;

  • Chocolate, açaí e guaraná: Todos contém teobromina, grande vilã que causa intoxicação e danos neurológicos graves;

  • Chá preto ou café: Mais dois elementos que podem causar intoxicação;

  • Bebidas alcoólicas: Causa danos neurológicos, além de atacar o coração e sistema respiratório;

  • Carambola: Pode trazer problemas renais;

  • Canela: Se consumida em grandes quantidades pode causar irritação no estômago, se aspirada pode causar problemas respiratórios.


Observação: Apesar do orégano ser liberado para cães, ele é tóxico para gatos! Na dúvida sempre consulte seu veterinário.


mulher com duvida segurando cachorro

Então nada de alimentação natural?


A alimentação natural é mais que recomendada. Porém para ter certeza que você está alimentando seu cão de acordo é sempre importante fazer uma consulta com um veterinário especialista em nutrição animal para saber o que pode e não pode e quais quantidades certas.


Um dos riscos de alimentar seu cão sem uma consulta prévia é de causar obesidade e desnutrição no animal. Um veterinário será capaz de calcular as quantidades certas que cada animal precisa ingerir diariamente.


E para não deixar seu pet triste neste final de ano, temos duas dicas tops! A primeira é uma receitinha sem nenhum alimento ou ingrediente proibido para seu pet! E a segunda está no final da página. Vamos lá?


Pavê de fim de ano pet


Ingredientes

Creme:

200g de iogurte natural (nada de iogurte de morango ou outros sabores)

5g de gelatina

10g de mel

10g de alfarroba em pó


Calda:

30g de morango

50ml de água


Massa:

1 ovo

10g de coco ralado (SEM AÇÚCAR)

10g de mel

40g de aveia em flocos


Ah! A segunda dica é para quem está sem tempo para cozinhar? Temos uma solução prática e deliciosa para a ceia do seu pet.


Alimentação natural para cães - Refeição de boi - 200g
Comprar

E com isso ficamos preparados para ceia de natal em família! Conta pra gente como costuma fazer e se você também inclui seus pets na ceia de forma saudável?

 
 
 

2 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Convidado:
04 de dez. de 2024
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Gostei demais! Sempre bom aprender a cuidar melhor dos nossos pets

Curtir

Convidado:
04 de dez. de 2024
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Um guia bem instrutivo. Obrigado pelas informações. Irá me ajuda a instruir os parentes a não dar nada disso pro meu cachorro.

Curtir
bottom of page