A giárdia em cães e gatos e os parasitas do verão
- 12 de mar. de 2025
- 2 min de leitura

Você sabia que o aumento das chuvas, principalmente no fim do verão / começo do outono, causa um aumento nos casos de Giárdia em cães e gatos? O clima favorece a maior reprodução do protozoário causador da doença, unido à maior incidência de chuvas onde poças contaminadas se tornam mais comuns e portanto aumentam a contaminação principalmente de animais de rua.
A giárdia pode ser transmitida por água contaminada, alimentos contaminados, como frutas e verduras não lavados e pelas fezes de animais contaminados. Então ao passear com seu animal de estimação ao deixá-lo ingerir água de vasilhas comunitárias ou mesmo poças, você pode estar deixando ele entrar em contato com o protozoário.
Saiba identificar os sintomas da giárdia em cães e gatos
A giárdia é uma doença que afeta o trato intestinal do animal contaminado, ele ingere os cistos do protozoário que se instalam e se desenvolvem no instestino do seu cachorro ou gato. Então após alguns dias da contaminação seu animal pode apresentar os seguintes sintomas:
Diarreia;
Sangue nas fezes;
Vômito;
Gases;
Dor abdominal;
Falta de apetite;
Prostração;
Desidratação.
Ao identificar um ou mais sintomas é importante levar o animal em seu veterinário de confiança para um diagnóstico mais preciso. Pois a demora no início do tratamento ainda pode representar um risco de morte para o animal.
Ciclo de transmissão da giardíase
Como citado anteriormente, água e alimentos contaminados não lavados são as principais formas de contaminação, mas como funciona isso?

Os cistos sobrevivem por dias, semanas e até meses fora do hospedeiro, ao serem ingeridos o ciclo se reinicia no intestino do hospedeiro, onde o protozoário atinge a fase adulta e elimina mais cistos nas fezes.
Sendo assim, é de suma importância ter cuidado redobrado com a higiene caso seu amigo de quatro patas adquira giardíase, pois ela é transmitida para humanos também! Lave bem o local e mantenha a mãos sempre higienizadas, e se houver outros animais em casa, mantenha-os separados.
Vacinação contra a giárdia em cães
Apesar de disponível no mercado, a vacina contra a Giárdia é contra-indicada, segundo diretrizes da WSAVA (World Small Animal Veterinary Association) por não haver evidências científicas de eficácia da mesma.
Isso se deve a um estudo feito, onde os animais que receberam a vacina e animais que não receberam foram comparados ao serem infectados com o protozoário. Entretanto não houve diferença nas taxas de detecção de cistos em ambos os casos.
Qual o melhor tratamento?
O tratamento deverá sempre ser indicado pelo seu médico veterinário!ENtretanto vale lembrar que como todo antiparasitário, seja vermífugo, ou para pulgas e carrapatos. Os remédios são indicados, vide bula, para casos de infestações. Onde o animal já está contaminado precisa se livrar do parasita.
Ao dar um remédio indicado para infestações como forma de prevenção, não haverá efeito. E aí o animal pode tomar o remédio em um dia e se no dia seguinte entrar em contato com o parasita, ele poderá adoecer da mesma forma.
Conta pra gente nos comentários se já teve problemas com algum parasita e como foi!




Comentários